top of page

Programa de Iniciação Científica (PIBIC)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto tem como objetivos:  despertar a vocação dos alunos através do desenvolvimento do pensamento crítico e ético. Também busca soluções inovadoras para problemas da sociedade e proporciona a aprendizagem de técnicas e de métodos cientíicos. Desta forma, a Estácio de Ribeirão Preto proporciona um espaço institucional para a formação de futuros pesquisadores.

No ano de 2019 iniciou-se o PIBIC na Estácio de Ribeirão Preto, hoje contamos com 20 projetos sendo desenvolvidos, com a participação de 20 docentes e 43 discentes (alunos de graduação). ​

Como realizar um projeto de pesquisa?

Montar um excelente projeto de iniciação científica pode parecer uma tarefa desafiadora, mas com um pouco de organização e planejamento, é possível elaborar um projeto de qualidade que possa contribuir para a sua formação acadêmica e científica.

O primeiro passo é escolher, um professor, pode ser qualquer um de sua graduação, que tenha vontade e desejo de ter alunos de iniciação científica.

 

Em seguida, será discutido com este professor o tema de sua pesquisa científica, esta será relevante e despertará o seu interesse de aprendizagem.

 

Faça uma pesquisa prévia sobre o tema escolhido, buscando informações em livros, artigos científicos, sites e outras fontes confiáveis. É importante que o tema escolhido tenha relação com a sua área de interesse e que seja possível encontrar materiais suficientes para a elaboração do projeto.

Com o tema definido, é hora de elaborar o projeto em si. O projeto deve conter uma introdução, justificativa, objetivos, metodologia, resultados esperados e referências bibliográficas. A introdução deve apresentar o tema e sua relevância, enquanto a justificativa deve explicar por que o tema é importante e o que se espera alcançar com a pesquisa. Os objetivos devem ser claros e específicos, indicando o que se pretende alcançar com a pesquisa. A metodologia deve descrever as etapas que serão seguidas na pesquisa, bem como os materiais e equipamentos necessários. Os resultados esperados devem ser realistas e coerentes com os objetivos do projeto. Por fim, as referências bibliográficas devem ser citadas corretamente, de acordo com as normas da ABNT.

Durante a elaboração do projeto, é importante buscar a orientação de um professor ou pesquisador experiente na área de estudo. Essa pessoa pode ajudar a tirar dúvidas, apontar possíveis problemas e orientar na elaboração do projeto.

Além disso, é fundamental que o projeto esteja alinhado com as normas e regras da instituição de ensino e do órgão de fomento à pesquisa, caso haja algum. A apresentação do projeto também deve ser levada em consideração, sendo necessário seguir as normas da instituição para formatação, diagramação e estruturação.

Por fim, é importante destacar que a iniciação científica é uma oportunidade para desenvolver habilidades de pesquisa, escrita e comunicação. Por isso, ao longo da realização do projeto, é importante manter-se comprometido e dedicado, cumprindo as etapas do projeto e buscando sempre aprender e evoluir na área de estudo.

Para te ajudar:

Para te ajudar com a sua pesquisa, aprender como realizar uma busca na literatura, como escrever um artigo científico e até entender um pouco mais sobre pesquisa, extensão e internacionalização faça parte da nossa Liga Acadêmica de Pesquisa da Estácio de Ribeirão Preto.

 

Em cada semestre oferecemos eventos e oficinas para te ajudar!

bottom of page